A Grande Fraternidade Branca é uma ordem universal formada por espíritos imortais que se dedicam ao apoio e aconselhamento das humanidades, em todos os sistemas de mundo.

Grande, porque nela podem atuar todos os seres do universo, desde que assim o desejem.

Fraternidade, porque todos os seres são iguais diante do Incriado Ser Supremo e estão unidos pela Virtude do Amor Incondicional, que só pode ser compreendida pelos humanos como o Sentimento de Fraternidade.

Branca, porque sua atividade está ancorada no Raio Branco Cristal da Pureza Divina e da Paz, que contém em si reverberações de todos os raios, não apenas as dos sete raios correspondentes às Virtudes Divinas manifestadas e reconhecidas pelos humanos da Terra, mas também as das Infinitas Virtudes Divinas que se manifestam nas dimensões mais sutis do Universo.

Todos os seres que compõem a Grande Fraternidade Branca — mestres, mentores, guias, anjos, elohim, elementais, e ainda, todos os diferentes tipos de seres manifestados nessas e em outras dimensões — estão empenhados em apoiar os humanos em sua única missão que é gerar a energia de move o Universo a partir da busca do equilíbrio. Todos estão unidos pelo desejo de orientar os humanos e colaborar para que eles cumpram essa importante e árdua missão.

Todo o trabalho dessas grandes almas consiste em revelar aos humanos conhecimentos que permitam a eles atingir um patamar de consciência em que reconheçam, em si mesmos, a Presença Divina, e que a partir deste reconhecimento, passem a atuar no mundo material como espíritos imortais, Deus em ação na matéria, porque é isso que todos os humanos são.

E justamente porque os humanos são espíritos imortais soberanos que escolheram vivenciar todas as possibilidades da busca do equilíbrio oferecidas pelo mundo material, os seres da Grande Fraternidade Branca nada podem fazer por eles além de orientá-los a elevar suas consciências, na direção do reconhecimento dos Seres Divinos que são, até adquirir novamente a compreensão de que fazem parte do Todo Manifestado e de que são os criadores da sua própria realidade.

E porque são divinos, e criadores de sua própria realidade, os humanos são os únicos que podem fazer com que retornem ao equilíbrio todas as inúmeras formas de desequilíbrio que geram e experimentam a todo o momento. Este é o significado do Livre Arbítrio.

Desde que existem as humanidades, os seres que compõem a Grande Fraternidade Branca têm se revelado aos humanos, de tempos em tempos, conforme o estado de consciência de cada civilização, unindo suas vibrações às deles, com o objetivo de fortalecê-los em sua busca por equilíbrio, harmonia e paz.

Para a humanidade da Terra, a Grande Fraternidade Branca tem mantido retiros espirituais etéricos e escolas de mistérios, onde as verdades espirituais são ensinadas àqueles que aceitam submeter-se à disciplina necessária.

Entre as escolas de mistério mais remotas, estão as que ainda hoje existem nos Himalaias, as que existiram na Grécia e no Egito, na Índia e na China, na Europa e nas Américas. Uma a uma, essas escolas se dispersaram, e não pode ser de outra forma, porque o conhecimento dispensado pelos Mestres deve ser disseminado entre os humanos, mesmo que de forma inexata ou incompleta.

No entanto, para os estudantes que assim o desejarem, o conhecimento puro e completo continua acessível, desde que cultivem elevados estados de consciência, a partir das práticas espirituais, sendo que a mais eficaz delas é a meditação.

As escolas atuais mais conhecidas são a Sociedade Teosófica, fundada no século XIX; o Agny Yoga, desenvolvido pela pianista e escritora russa Helena Ivanovna Roerich, a partir de diálogos com o Mestre Morya; e os Movimentos Summit Lighthouse, Ponte para a Liberdade e Vahali, instituídos no século XX por iniciativa dos Mestres Morya e Saint Germain.

Helena Petrovna Blavatsky, fundadora da Sociedade Teosófica, foi a primeira a se referir a uma irmandade oculta formada por seres que, de outras dimensões, orientam constantemente os humanos, oferecendo a eles o verdadeiro conhecimento. Mesmo sem se referir à Grande Fraternidade Branca utilizando este nome, ela introduziu a ideia, que foi adotada por seus sucessores Annie Besant e Charles W. Leadbeater.

Alice Bailey, contemporânea de Bessant e Leadbeater, é autora do livro A Exteriorização da Hierarquia, que discorre em detalhes sobre o tema.

Os Mestres da Grande Fraternidade Branca que mais apoiam os humanos da Terra em sua busca por conhecimento e equilíbrio são os que presidem e representam, para o nosso planeta, cada uma das Sete Virtudes Divinas.

A radiação de cada uma dessas virtudes pode ser percebida na matéria como as sete cores do arco-íris e as sete notas musicais. As cores e os sons são manifestações das Virtudes Divinas. Os Mestres chamam as manifestações das virtudes divinas de Raios. Quanto mais puras são as manifestações das Virtudes Divinas, mais harmonia trazem aos ambientes e aos seres humanos.

Desde setembro de 2018, o Grupo de Apoio Espiritual Maria Menina mantém um grupo de estudos aberto e gratuito sobre a Grande Fraternidade Branca. Os encontros acontecem geralmente às terceiras quartas-feiras do mês, às 20h. Para participar, basta chegar com alguns minutos de antecedência. Acompanhe as datas de cada mês por meio da nossa agenda.

Veja abaixo os Mestres Ascensionados e os raios, cores, notas musicais e Virtudes Divinas a eles relacionados.

As ilustrações dos Mestres foram elaboradas pela sensitiva Renata Chavs e estão licenciadas sob Creative Commons BY-SA. Você pode copiá-las e utilizá-las livremente, desde que atribua o crédito pela criação original a Renata Chavs – Instituto Círculo Mágico e licencie as novas criações sob termos idênticos.

 

Mestre El Morya
Raio Primeiro
Cor Azul Índigo
Nota
Virtude Poder Divino

(Clique na imagem para vê-la em alta definição)

 

Mestre Kuthumi
Raio Segundo
Cor Amarelo Dourado
Nota
Virtude Sabedoria Divina

(Clique na imagem para vê-la em alta definição)

 

Mestra Rowena
Raio Terceiro
Cor Rosa Magenta
Nota Mi
Virtude Amor Incondicional

(Clique na imagem para vê-la em alta definição)

 

Mestre Seraphis Bey
Raio Quarto
Cor Branco Cristal
Nota
Virtude Pureza Divina

(Clique na imagem para vê-la em alta definição)

 

Mestre Hilarion
Raio Quinto
Cor Verde Esmeralda
Nota Sol
Virtude Poder de Precipitação

(Clique na imagem para vê-la em alta definição)

 

Mestre Raio Cor Nota  Virtude
El Morya Primeiro Azul Índigo  Dó Poder Divino
Kuthumi Segundo Amarelo Rourado Sabedoria Divina
Rowena Terceiro Rosa Magenta Mi Amor Incondicional
Seraphis Bey Quarto Branco Cristal Pureza Divina
Hilarion Quinto Verde Esmeralda Sol Poder de Precipitação
Nada Sexto Rubi Devoção
Saint Germain Sétimo Violeta Si Poder de Transmutação