O Maha Chohan é o representante do Espírito Santo para o Planeta Terra.

Em sânscrito, seu nome significa “Grande Senhor”.

Como representante do Espírito Santo, ele trabalha na inspiração e preparação daqueles que aspiram ao caminho espiritual, até que se tornem prontos para receber e utilizar os seus dons.

Ele transfere aos estudantes o dom da Chama Trina Equilibrada.

A Chama Trina está presente em todas as células de todos os seres vivos deste planeta. Ela está ancorada na câmara secreta do coração, ou seja, no centro do nosso chacra cardíaco.

Ela é composta pelas cores das três primeiras virtudes divinas – poder, sabedoria e amor. Azul-índigo, que qualifica com o poder divino todo o lado direito de nossos corpos. Amarelo-dourado, na parte central do cardíaco, onde deve vibrar a virtude da sabedoria. E rosa-magenta, à esquerda de nossos corpos, qualificando com a energia do amor incondicional o lado receptivo e yin, dos humanos.

Quanto mais tomamos consciência deste fogo sagrado, que brilha e cintila em nós, mais podemos interferir nas circunstâncias externas, agindo de forma harmoniosa e equilibrada em todas as situações.

O Maha Chohan é Grande Guardião da Chama Trina Equilibrada para o Planeta Terra. Do seu retiro etérico, sobre a ilha de Sri Lanka, ele dirige as atividades dos Chohan dos Sete Raios, ativando e expandindo sua ação.

Ele atua em estreita colaboração com as forças da natureza, ao nível do átomo, liberando o fluxo da vida, que vem diretamente do Grande Sol Central, para os corações dos humanos. Ele está presente no nascimento de cada ser humano, ativando a chama trina no cardíaco das crianças recém-nascidas, no momento em que elas inspiram a atmosfera do planeta Terra pela primeira vez.

A energia do Maha Chohan também está presente no último instante de cada vida humana, quando a chama trina deixa o corpo físico e irradia.